Encontro Estadual dos Sindicalistas da Força Sindical BA reuniu dirigentes de todo estado

08 de março de 2023 Fonte: Assessoria de Comunicação Força Sindical BA Os dirigentes sindicais de diversas categoria, filiados à Força Sindical BA

Lideranças da Força Sindical Brasil, UGT, CTB pra falar sobre a situação dos trabalhadores das Lojas Americanas
Alckmin toma posse no MDIC com discurso de “reindustrializar” o país
Nota das centrais sindicais: salário mínimo e PEC da Responsabilidade Social

08 de março de 2023
Fonte: Assessoria de Comunicação Força Sindical BA

Os dirigentes sindicais de diversas categoria, filiados à Força Sindical BA participaram na terça-feira (07), em Salvador do Encontro dos Sindicalistas da Central que teve o objetivo de debater os novos caminhos e perspectivas da organização sindical no Brasil. O evento contou com a participação do presidente da Força Sindical, Miguel Torres, que realiza uma agenda de atividades na região nordeste.

Na mesa de abertura, estiveram presentes o Presidente da Força Sindical BA, Emerson Gomes, O Vice-Presidente da Força Sindical BA, Eustácio Lopes, a Presidente do Sindicato dos Comerciários de Ilhéus, Crismélia Silva, o Dirigente do Sindicato dos Rodoviários, Walter Freire (Buiú), o Senador Suplente e Dirigente da Força Sindical, Bebeto Galvão e o Presidente da Força Sindical, Miguel Torres.
“Realizamos o Encontro Estadual dos Sindicalistas da Força Sindical com o objetivo de debater as propostas para um novo modelo de organização sindical que contemple os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros das diversas categorias, através do fortalecimento das entidades sindicais”, explicou o Presidente da Força Sindical-BA, Emerson Gomes.

O economista do Dieese, Gustavo Palmeira, apresentou informações sobre a taxa de ocupação no Brasil, dados sobre a força de trabalho na Bahia e no Brasil e os desafios das relações de trabalho na atualidade. “É necessário avançar em uma nova matriz de desenvolvimento social e econômico, a partir das necessidades reais do povo. O movimento sindical precisa reafirmar a sua importância como sujeito coletivo e político, ampliar sua representação e organização de classe, superar a contradição entre o setor público, privado, rural e urbano”, destaca Palmeira. O Presidente da Força Sindical Nacional, Miguel Torres, apresentou informações importantes sobre a proposta de fortalecimento e valorização da negociação coletiva.

No período da tarde ocorreu o debate dentro dos Grupos de Trabalho (GTs), formados pelos dirigentes sindicais com o objetivo de contribuir com as propostas formuladas pela Força Sindical para o avanço do modelo das relações de trabalho e do sistema sindical no Brasil.