Plenária da Força Sindical-BA é marcada por debate sobre Emprego, Desenvolvimento Sustentável e Democracia

11 de novembro de 2021 Fonte: Assessoria de Comunicação Força Sindical BA Sindicalistas das diversas cidades da Bahia participaram na quarta-fe

Sindpoc, Aepeb e Força Sindical se reúnem com o chefe de gabinete do governador Jerônimo Rodrigues
Bebeto Galvão é convidado pelo governo Lula para integrar “Conselhão”
Agentes de saúde de Salvador ficam na bronca com gratificação cortada

11 de novembro de 2021
Fonte: Assessoria de Comunicação Força Sindical BA

Sindicalistas das diversas cidades da Bahia participaram na quarta-feira (10), às 14 horas, da Plenária da Força Sindical-BA que teve como tema “Emprego, Desenvolvimento Sustentável e Democracia”. Devido à pandemia do coronavírus e para garantir a ampla participação dos dirigentes sindicais de todo o estado, a atividade foi realizada de forma híbrida na sede da instituição em Salvador e on-line, através do zoom. A Plenária é uma das etapas preparatórias para o 9º Congresso da Força Sindical Nacional que ocorrerá entre os dias 16/11/2021 e 08/12/2021.

O presidente da Força Sindical-BA, Emerson Gomes, destacou, na abertura do evento, a necessidade de ampliar o processo de organização e o esforço da Central em defesa da classe trabalhadora, mesmo enfrentando, juntamente com todo o movimento sindical, a dificuldade de estrutura causada pelos constantes ataques do governo federal às organizações do trabalho. O vice-presidente da Força Sindical-BA e presidente do Sindnapi-BA, Nilson Bahia, ressaltou que a entidade sindical não irá recuar na luta em defesa dos trabalhadores e que os sindicatos precisam se fortalecer para enfrentar o cenário político do País. A secretária de Políticas para as Mulheres da Central na Bahia, Maria do Amparo, falou da importância da Plenária para a troca de conhecimento e no processo de organização do 9º Congresso da Força Sindical Nacional.

O sociólogo e diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, convidado do evento, realizou uma importante análise da conjuntura política e econômica do Brasil que contribuirá para a elaboração da agenda de ação da Central Sindical no País. O sociólogo também destacou a grave recessão com 33 milhões de trabalhadores desalentados e quase 50% da força de trabalho na informalidade com baixa remuneração e a necessidade de fazer frente ao contexto econômico e de ataque aos sindicatos com a retirada de proteção aos trabalhadores. “Precisamos elaborar a nossa estratégia de atuação e reconhecer que existe mudanças nas relações de trabalho, gerando insegurança para os trabalhadores. Existem mudanças profundas nas estruturas produtivas decorrentes de uma política econômica que não olha para o sistema produtivo para a geração de emprego e crescimento da renda. É nesse contexto que temos que pensar os desafios e olhar para os próximos anos pensando na reestruturação sindical realizada de forma autônoma pelos trabalhadores”, explica Clemente Ganz.

O senador suplente, vice-prefeito de Ilhéus e dirigente do Sintepav-BA, Bebeto Galvão, analisou a agenda conservadora e os ataques ao mundo do trabalho realizado pelo governo federal através de ações com base no estímulo ao ódio de classes. Para o dirigente da Força Sindical-BA e presidente do Sintepav-BA, Gazo, é fundamental o trabalho realizado pelos dirigentes sindicais para a transformação da vida dos trabalhadores.

Homenagem: A segunda secretária da Força Sindical Nacional, Valclecia Trindade, informou aos participantes sobre o Prêmio Nair Goulart que será entregue durante o 9º Congresso em homenagem à sindicalista fundadora da Força Mulher e Força Sindical-BA, que faleceu em 2016.

Durante a Plenária foram apresentados pontos fundamentais da organização e procedimentos para realização do 9º Congresso da Força Sindical Nacional e os dirigentes dos diversos sindicatos participantes da Plenária na Bahia puderam realizar contribuições para o debate e posicionamento do estado na agenda da Central.

Newer Post
Older Post