HomeÚltimas Notícias

Força Sindical e centrais sindicais lançam nota em defesa da escala 5×2

A Força Sindical e demais centrais sindicais voltaram a pressionar o Congresso Nacional pela redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas, c

Nota das Centrais Sindicais – Menos Juros, Mais Empregos!
Salário mínimo terá aumento real de cerca de 1,4% após posse de Lula em 2023

A Força Sindical e demais centrais sindicais voltaram a pressionar o Congresso Nacional pela redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas, com a adoção da escala 5×2. A posição foi reafirmada em nota conjunta divulgada nesta terça-feira (10), no momento em que o debate sobre o fim da escala 6×1 ganha novo fôlego no Legislativo, impulsionado por mobilizações recentes do movimento sindical em todo o país.

Na avaliação do presidente da Força Sindical Bahia, Emerson Gomes, a retomada do tema ocorre em um contexto favorável aos trabalhadores. O dirigente destaca que a redução da jornada sem diminuição de salários é uma reivindicação antiga das entidades sindicais e representará um avanço nas relações de trabalho, ao permitir mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de estimular a geração de empregos.

Emerson Gomes afirma que experiências já consolidadas em diversas categorias demonstram que a jornada de 40 horas é viável e benéfica. “Setores que conquistaram essa redução por meio da negociação coletiva mostram que é possível melhorar a qualidade de vida do trabalhador sem prejuízo à produtividade das empresas.” Para o dirigente, o fortalecimento das convenções e acordos coletivos é fundamental nesse processo.

O presidente da Força Sindical Bahia reitera a importância da sensibilidade dos parlamentares para que a proposta seja aprovada. “Esperamos que o Congresso compreenda que o fim da escala 6×1 e a adoção da jornada de 40 horas com a escala 5×2 significam mais dignidade, mais oportunidades e um modelo de desenvolvimento mais justo”, pontua.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: