HomeÚltimas Notícias

Alckmin toma posse no MDIC com discurso de “reindustrializar” o país

Vice-presidente criticou o 'descaso' durante os quatro anos de governo Bolsonaro O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) tomou posse nesta quarta

DIEESE apresenta a persistente desigualdade entre negros e não negros no mercado de trabalho
“Há uma percepção de impunidade na internet que precisa ser combatida”, diz Ernesto Marques, presidente reeleito da ABI
MP de Bolsonaro sobre home office deixa trabalhador ‘na mão’ do patrão

Vice-presidente criticou o ‘descaso’ durante os quatro anos de governo Bolsonaro

O vice-presidente eleito e coordenador da Transição, Geraldo Alckmin apresentou em coletiva os novos nomes que comporão os grupos técnicos da transição.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) tomou posse nesta quarta-feira, 4, como novo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Durante a solenidade, ele criticou o ‘descaso’ durante o governo Bolsonaro e pregou a reindustrialização.

“Ou o país retoma a agenda do desenvolvimento industrial ou não recuperará um caminho de crescimento sustentável, gerador de emprego e distribuidor de renda […] Depois de quatro anos de descaso, o presidente Lula, com acerto, determinou a criação desse ministério, como medida fundamental para o Brasil retomar o caminho do desenvolvimento, como ocorreu em seus governos bem-sucedidos”, afirmou Geraldo Alckmin.

O ex-governador de São Paulo ainda fez uma retrospecto da participação da participação da área industrial na economia brasileira e afirmou que, durante a década de 1980, se excluídas as indústrias extrativas, as fábricas correspondiam a cerca de 20% do PIB. Em 2020, contudo, a fatia foi reduzida a 11,3%.

“Entre 1980 e 2020, a indústria dos Estados Unidos mais do que dobrou de tamanho; a do mundo, ficou três vezes maior; a da China, 47 vezes maior. Mas, a do Brasil, cresceu apenas 20%”, lamentou.

Além de extinguir o MDIC, o ex-presidente Jair Bolsonaro atribuiu os trabalhos da pasta ao antigo Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes.

Segundo Alckmin, o Brasil pode ser protagonista da “descarbonização” da economia global. Por isso, ele projetou a construção de pontes com Marina Silva (Rede), ministra do Meio Ambiente.

Fonte: atarde.com.br

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0