HomeÚltimas Notícias

Promulgada a inserção dos Guardas Municipais no sistema de Segurança Pública do Estado da Bahia

21 de outubro de 2023 Fonte: Assessoria de Comunicação Força Sindical BA A inserção das Guardas Municipais no sistema de Segurança Pública do

Centrais sindicais repudiam bloqueios e falam em prevaricação de órgãos de segurança
Força Sindical BA participa em Salvador da 1º Plenária PPA Estadual do Governo Lula
Devo usar máscara? Quais são os sintomas? Tire dúvidas sobre a cepa BQ.1 do coronavírus

21 de outubro de 2023
Fonte: Assessoria de Comunicação Força Sindical BA

A inserção das Guardas Municipais no sistema de Segurança Pública do Estado da Bahia foi promulgada na última quinta-feira (19), no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA. O dispositivo estabelece que a Constituição do Estado da Bahia passa a vigorar com dispositivos que estabelecem convênios com os municípios para a realização de parcerias entre os órgãos de segurança do Estado e as Guardas Municipais, com o objetivo de integrar os serviços de segurança, inteligência, fornecimento de equipamentos e recursos.

O dispositivo apresenta um avanço significativo para as ações de Segurança Pública no Estado da Bahia e também estabelece que “As Guardas Municipais vinculadas aos Municípios e com convênio celebrado com o Estado, poderão integrar as atividades de segurança pública desenvolvidas pelo Estado a interesse deste, desde que as ações desenvolvidas sejam de interesse municipal e restritas aos limites territoriais do Município”.

Para o Presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado da Bahia (SINDGUARDAS-Bahia), filiado à Força Sindical BA, Pedro de Oliveira, é salutar que o Governador da Bahia tenha o mesmo entendimento do Ministro da Justiça, Flávio Dino e do Presidente Lula, da valorização do trabalho desenvolvido pelas Guardas Municipais. “Essas instituições, responsáveis por zelar pela ordem e proteção dos cidadãos em âmbito municipal, têm demonstrado seu potencial em fortalecer a segurança e promover a colaboração com as forças estaduais e federais. As Guardas Municipais, desempenham um papel fundamental na prevenção do crime e na manutenção da ordem. Seus agentes têm o conhecimento da comunidade e a capacidade de responder rapidamente a incidentes locais. Sua presença não apenas melhora a sensação de segurança dos cidadãos, mas também proporciona um reforço importante na contenção da criminalidade”, destaca Oliveira.

O Presidente SINDGUARDAS-Bahia, Pedro de Oliveira, também destaca e parabeniza a atuação do Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT) na questão da Segurança Pública, principalmente o posicionamento em classificar às Guardas Municipais como instituição fundamental, durante entrevista concedida ao Programa Balanço Geral.

De acordo com o Presidente da Força Sindical BA, Emerson Gomes, esse é um avanço significativo, também fruto da luta sindical na ampliação das conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras. “A inserção das Guardas Municipais no sistema de segurança pública do Estado da Bahia representa uma oportunidade significativa de fortalecer a segurança e promover uma abordagem mais integrada e comunitária para o combate à violência”, destaca Gomes.

Veja um trecho da fala do Governador Jerônimo Rodrigues sobre as Guardas Municipais.

Newer Post
Older Post

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0