A Força Sindical Bahia celebra as novas regras do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que passam a valer a partir desta terça-feira (10),

A Força Sindical Bahia celebra as novas regras do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que passam a valer a partir desta terça-feira (10), e destaca que a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva representa “um avanço na defesa dos direitos da classe trabalhadora”. As mudanças previstas no Decreto nº 12.712 fixam um teto para as taxas cobradas por operadoras de vale-alimentação e vale-refeição e reduzem para 15 dias o prazo de repasse aos estabelecimentos, fortalecendo o equilíbrio do programa.
Segundo o presidente da Força Sindical Bahia, Emerson Gomes, a medida tem impacto direto na segurança alimentar dos trabalhadores. “Quando o governo intervém para corrigir distorções e reduzir custos, quem ganha é o trabalhador. Preservar o valor do vale-alimentação e do vale-refeição é garantir comida na mesa e mais tranquilidade às famílias”, afirmou o dirigente sindical.
Além de melhorar as regras financeiras, o decreto abre caminho para a modernização do PAT, com maior concorrência entre operadoras e ampliação da aceitação dos cartões em diferentes maquininhas ao longo do ano.
O presidente da Força Sindical pontua que “as mudanças reforçam o compromisso do governo federal com a garantia da segurança alimentar da classe trabalhadora, assegurando dignidade e proteção a um direito essencial: comida na mesa”.

COMMENTS