As eleições de 2026 representam uma oportunidade decisiva para fortalecer a democracia, assegurar os direitos trabalhistas já conquistados e conquis

As eleições de 2026 representam uma oportunidade decisiva para fortalecer a democracia, assegurar os direitos trabalhistas já conquistados e conquistar novos direitos. Em um momento em que celebramos os 46 anos do Partido dos Trabalhadores, partido que nasceu das lutas sindicais e populares e ajudou a ampliar a voz da classe trabalhadora na política nacional, reafirmamos a importância de fortalecer essa representação. Para isso, precisamos ampliar a presença da classe trabalhadora nos espaços de poder, no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas e nos governos estaduais, além da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Brasil é construído diariamente por homens e mulheres que vivem do seu trabalho, mas que ainda são pouco representados nas instâncias onde se tomam as grandes decisões nacionais. Ao longo das últimas quatro décadas, muitas conquistas sociais foram fruto da organização política dos trabalhadores, inspirando a construção de um projeto que tem na justiça social seu eixo central. No entanto, ainda há muito a avançar, como na regulamentação dos trabalhadores por aplicativos, no fim da escala 6×1 sem redução salarial, na regulamentação do direito de greve e negociação coletiva para os servidores públicos, no restabelecimento da aposentadoria especial para trabalhadores expostos a substâncias prejudiciais à saúde, dentre outras pautas fundamentais.
Os 46 anos do PT simbolizam a importância histórica da participação da classe trabalhadora na vida política do país. Essa trajetória demonstra que, quando trabalhadores e trabalhadoras ocupam espaços de decisão, as políticas públicas passam a dialogar mais diretamente com as necessidades reais do povo brasileiro.
Por isso, a Força Sindical Bahia defende a necessidade de ampliar a presença de trabalhadores e trabalhadoras no Legislativo e no Executivo, para garantir que pautas como emprego, renda, direitos sociais e desenvolvimento com justiça social estejam no centro do debate político. Mais do que escolher candidatos, é preciso eleger representantes que tenham compromisso com o povo brasileiro.
Fortalecer a representação da classe trabalhadora é fortalecer a própria democracia. Em 2026, inspirados pela trajetória de quatro décadas de organização política dos trabalhadores, temos a responsabilidade de transformar a participação política em instrumento de mudança para assegurar que a voz da classe trabalhadora se traduza em políticas públicas efetivas.
Emerson Gomes
Presidente da Força Sindical Bahia

COMMENTS