A CSI está horrorizada com o crescente número de mortos na Faixa de Gaza, que já ultrapassa 1.200 – a maioria civis inocentes. A destruição, nos últimos dias, de infra-estrutura civil e das Nações Unidas, incluindo escolas, hospitais e a única usina de energia no território, terá sérias implicações para a população palestina agora e muito tempo após o fim da última operação militar. Nada pode justificar tais ataques desproporcionais e indiscriminados que provocaram condenação, inclusive dos aliados mais próximos de Israel.
Trabalhadores e suas famílias somam-se as vozes cada vez mais numerosas em todo o mundo , pedindo a negociação imediata de um cessar-fogo e que acabe o bloqueio que mantém 1,9 milhões de pessoas isoladas. Também conclamamos a comunidade internacional a proporcionar a ajuda humanitária que Gaza precisa urgentemente, incluindo comida, água, suprimentos médicos e geradores. No entanto, a única maneira de alcançar a paz duradoura e o mútuo entendimento entre os povos de Israel e da Palestina, será pondo fim a ocupação dos territórios palestinos.
A CSI chama, portanto, todos os governos a contribuirem para que se decrete uma negociação de cessar-fogo com efeito imediato. Os ataques contra civis violam o direito internacional e apoiamos o apelo da ONU para que se assumam responsabilidades e que haja justiça. Assim, exigimos a proibição imediata de todo o envio de armas, direta ou indiretamente. Mas não podemos nos conformar com isso. A comunidade internacional, e não apenas EUA e Egito, devem tomar medidas imediatas para obrigar as partes se sentarem à mesa de negociações e concluir um acordo negociado para por fim a ocupação e que se instale confiança em ambas as partes, na segurança e o respeito.
A CSI também apela as suas organizações e membros em todo o mundo para que efetuem doações urgentes à iniciativa de ajuda humanitária para Gaza, posta em prática pela Federação Internacional dos Trabalhadores. www.itfglobal.org
A CSI representa 176 milhões de trabalhadores de 325 organizações nacionais filiadas de 161 países e territórios.
Fonte: CSI