Entre os dias 23 e 25 julho foi realizada, em Salvador, no Hotel Fiesta, a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora da Bahia – CEST. Foram discutidas propostas com o foco na proteção à saúde, à redução e eliminação do adoecimento e morte resultantes das condições, dos processos e dos ambientes de trabalho e o aprimoramento da assistência à saúde dos trabalhadores.
Os participantes puderam expor a realidade que vivam e ainda tiveram a possibilidade de orientar as políticas públicas, visando à diminuição da ocorrência de acidentes do trabalho. Além disso, avaliaram propostas que fizeram parte do relatório final. Dessas propostas, 12 foram escolhidas como prioridade para a Conferência Nacional que irá acontecer em Brasília, no mês de novembro.
Para o Secretário de Saúde e Segurança da Força Sindical Bahia, Iranildo Domingos, “a Conferência é de extrema importância, pois aponta propostas para o encontro nacional. É um espaço democrático, uma reabertura de discussões fundamentais para a melhoria do sistema de saúde, além de eleger os delegados para o debate em Brasília”. Iranildo ainda completou agradecendo a todos os Dirigentes de Sindicatos e Associações, filiados a Força Sindical, pela brilhante participações nas discussões da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
Delegados da Força Sindical Bahia
A Saúde e a Segurança do Trabalhador é um compromisso histórico da Central. A Conferência é de extrema relevância, pois ajuda a reforçar um dos eixos centrais de ação da Força Sindical, que é a política de Saúde do Trabalhador. Os delegados escolhidos foram:
– Iranildo Domingos de Souza / Sec. de Saúde da Força e Diretor do Sintepav-BA;
– Jerre Adriane Ribeiro de Oliveira – Diretor do Sindcid – Cícero Dantas – Bahia;
– José Franklin Pereira – Diretor do Sintralp – Feira de Santana – Bahia.
– Luciana Alves – Presidente da ABEPTAN
Fonte: Ascom Força Sindical Bahia