O Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) do Sintepav BA iniciou na terça-feira (15), através do Diretor Secretário de Saúde Ocupacional, Higiene e Segurança do Trabalho do Sintepav BA, Valdeli Rosa e o técnico de segurança no Trabalho do Sintepav BA, Leandro Nascimento, o acompanhamento técnico nos levantamentos quantitativos para elaboração do laudo de insalubridade da empresa Galvão Engenharia, responsável pelo Lote 2 da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), localizada na cidade de Jequié.
Os representantes do Sintepav BA acompanharão todas as etapas do levantamento quantitativo para elaboração do laudo de insalubridade até a próxima sexta-feira (18), com o objetivo de garantir que todas as atividades desenvolvidas pelos trabalhadores (as) sejam monitoradas através do levantamento geral das características e dos ambientes de trabalho da Empresa; avaliação das condições ambientais de trabalho e da exposição dos trabalhadores a agentes nocivos; verificação e avaliação da eficácia dos equipamentos de proteção individual ou de equipamentos de proteção coletiva, no tocante à neutralização ou atenuação da nocividade dos agentes ambientais, e recomendações gerais e específicas para o controle das exposições aos agentes avaliados.
Histórico – No início do mês de abril foram iniciados os primeiros levantamentos qualitativos para elaboração do laudo de periculosidade na empresa Galvão Engenharia e o DSST do Sintepav BA também esteve presente durante todos os dias das avaliações. De acordo com a Coordenadora do DSST do Sintepav BA, Cleide Sousa, o laudo de periculosidade tem por objetivo analisar as atividades desenvolvidas nas empresas, que de maneira direta ou indireta tenham envolvimento ou contato com explosivos, líquidos e gases inflamáveis, radiações ionizantes e eletricidade, avaliando se as mesmas são passíveis de gerar o direito ao recebimento do Adicional de Periculosidade.
“A elaboração dos Laudos Técnico de Periculosidade e Insalubridade possibilita ainda, o estabelecimento de planos de ação preventivos e corretivos, visando à eliminação e/ou controle dos agentes nocivos à saúde e situações de risco identificadas nas Empresas”, explica Cleide Sousa.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sintepav BA – Com Informações do DSST do Sintepav BA