Os cidadãos baianos foram às ruas para comemorar a independência da Bahia, o Dois de Julho. Como é da tradição, a Força Sindical Bahia participou civicamente do desfile em comemoração a data, reverenciando os heróis que lutaram pela independência da Bahia e do Brasil. Ao mesmo tempo, os trabalhadores mostraram aos governantes e à população as suas reivindicações.
Com bandeiras, faixas e cartazes, dirigentes e militantes Central se manifestaram em defesa da agenda da classe trabalhadora. O cortejo contou com ampla presença de sindicatos representativos de categorias diversas, além de parlamentares e lideranças políticas.
Nair Goulart, presidente da Força Sindical Bahia, afirmou que o Dois de Julho é um momento histórico de extrema relevância para o país. “Essa data é marcada como a soberania brasileira e pela luta contra a opressão. Nossa caminhada sempre foi aqui, na rua, pois entendemos que é o espaço do povo. Os trabalhadores, junto com os movimentos sociais e população em geral, mostram as suas bandeiras de lutas e gozam o direito de liberdade conquistado em 1823.”.
Com representações do Caboclo e da Cabocla, de Maria Quitéria, Joana Angélica e a já tradicional participação de todas as forças políticas do Estado, a comemoração teve ainda a participações de representantes de diversos partidos políticos. A data marca a expulsão das tropas portuguesas da capital, em 2 de julho de 1823 – quase um ano após a declaração de independência do País.
Fonte: Ascom Força Sindical BA