Em ano de Copa do Mundo, uma roda de conversa será realizada para discutir o Enfrentamento à Exploração Sexual
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil, o 18 de maio, o Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Estado da Bahia realizará nesta quinta-feira 15 de maio, das 14h às 18h, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, a Roda de Conversa: O Enfrentamento à Exploração Sexual no país da copa.
De janeiro a abril deste ano, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, através do Disque Direitos Humanos – Disque 100, já registrou mais de 800 denúncias de violências sexuais (abuso e exploração sexual) contra crianças e adolescentes no estado da Bahia. Dessas, mais de 250 foram originadas do município de Salvador.
Dados da mesma fonte mostram que, em 2013, Salvador ocupou o terceiro lugar no ranking de denúncias de violências sexuais entre as doze cidades sede da copa ficando atrás, apenas, do Rio de Janeiro e São Paulo que ocupam, respectivamente, o primeiro e segundo lugar.
Além da capital baiana, Feira de Santana, Camaçari, Ilhéus, Vitória da Conquista, Jequié, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Teixeira de Freitas e Alagoinhas compõem o quadro dos dez municípios mais incidentes em denúncias de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no mesmo ano.
No total geral, em 2013, o quadro de violências sexuais – abuso e exploração sexual – registradas no estado da Bahia somou 3.252 (três mil duzentos e cinquenta e duas) denúncias e os maiores índices foram registrados durante o mês de maio.
O 18 de Maio foi instituído no ano de 2000, pela Lei Federal nº. 9970/00 depois de uma luta iniciada no estado da Bahia através de parcerias firmadas por instituições da sociedade civil e governo. Araceli Cabrera Sanches, 08 anos, foi a vítima do desrespeito quando, em 1973, em Vitória do Espírito Santo foi raptada, drogada, estuprada, e carbonizada por jovens de classe média alta e, apesar dos requintes de crueldade, o crime de natureza hedionda, prescreveu impune.
Criado em 2003, o Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do estado da Bahia, tem como missão mobilizar a sociedade civil sobre o seu papel para apoiar, articular, monitorar e avaliar as ações que visam à garantia dos direitos das crianças e adolescentes em situação de violência sexual.
FAÇA BONITO!
PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES!
SERVIÇO:
O que? Roda de Conversa: O Enfrentamento à Exploração Sexual no país da copa. Atividade em alusão ao 18 de maio;
Quando: 15 de maio de 2014 das 14h às 18h;
Onde: Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador. Praça Thomé de Souza, s/n, em baixo da Prefeitura, próximo ao Elevador Lacerda.
PROGRAMAÇÃO
Roda de conversa: O enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no país da Copa.
14h – Abertura – Waldemar Oliveira
14h30min – Grupo de poesia Vozes da Liberdade – Centro de Referência Integral de Adolescentes
15h – Palestra de Abertura: Luciana Reis
15:20 – Roda de conversa: O Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
– Desafio da juventude – Desabafo Social: Monique Evelle
– A atuação dos Conselhos Tutelares – CMDCA: Jane Souza
– O papel da educação – Comissão de Educação e Cultura: Silvio Humberto
– O trabalho da Câmara – Presidência da Câmara: Paulo Câmara (A confirmar).
16h à 17h – Debate
18h – Distribuição de material informativo e vacinação simbólica contra a Violência Sexual e maus tratos de Crianças e adolescentes.