O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-BA) e o Consórcio Mobilidade Bahia, realizam nesta quinta-feira (08), às 10h30, na estação do Acesso Norte do Metrô, localizada na Rua dos Rodoviários no Cabula, a Posse da Comissão Interna de Trabalhadores da obra, resultado do Compromisso Nacional de Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção. O evento terá a presença do Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
A Posse dos trabalhadores é resultado da luta por melhores condições de trabalho e do diálogo estabelecido pelo Sintepav Bahia com a Secretaria-Geral da Presidência da República. O Compromisso Nacional tem o objetivo de melhorar as condições de trabalho nos diversos canteiros de obras do país.
O Compromisso engloba diretrizes voltadas para temas como Recrutamento e seleção; formação e qualificação profissional; saúde e segurança; Representação Sindical no local de trabalho; Condições de Trabalho e Relações com a comunidade. Com o objetivo de acompanhar o Compromisso Nacional, foi instaurada a Mesa Nacional Permanente para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção, que possui caráter tripartite, abrangendo representantes do Governo Federal, Setor Empresarial e as Centrais Sindicais, entre as quais, tem a intensa participação da Força Sindical.
De acordo com o presidente do Sintepav Bahia, Bebeto Galvão, o sindicato tem o objetivo de envolver os atores sociais, a fim de que os termos pautados pelo compromisso sejam adotados nas grandes obras no estado da Bahia e o Metrô será a primeira no Estado. “Temos a oportunidade de construir aqui, levando em consideração a matriz originária do compromisso, uma discussão que nos leve a adotar pelo dialogo social o trabalho decente como vértebra para uma relação digna e humana no ambiente de trabalho, declara Galvão.
O Compromisso Nacional de Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção na obra do Metrô representa o avanço dos direitos da categoria.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sintepav BA