Na manhã de ontem (29) o secretário-geral do Sintepav BA, Paulo Roberto, os dirigentes do Sintepav BA, Elder Brito e Fernando Souza, a técnica de segurança no trabalho do Sintepav BA, Cleide Sousa e o advogado da instituição, Flávio Cumming, realizaram reunião com a empresa NM Construtora com o objetivo de debater questões relacionadas ao descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) pelas subcontratadas “MS Sérvios”, IP Inovação em Pinturas”, “Sistemas Tecnologia”, “Luciana Valerio”, “Tisolution”, “Íon Marcus Lepaus Construção”, “Base Norte”, “Esquadrante”, “Vital Vidro”, “Elfrio”, entre outras, além da segurança e saúde no trabalho. Os problemas na empresa ocasionaram a paralisação dos trabalhadores da obra do aeroporto nesta terça-feira.
Como resultado da reunião, a NM compromete-se a apresentar até o próximo 02 de maio ao sindicato um relatório constando informações sobre a obra, apurando os débitos existentes com os trabalhadores e a realizar os respectivos pagamentos até o dia 06 de maio diretamente para a categoria. Os representantes do sindicato também pontuaram a existência de subcontratadas que exigem dos trabalhadores a assinatura de recibos sem que os valores ou benefícios neles consignados tenham sido efetivamente pagos e a existência de denuncias de assedio moral na obra.
Após assembleia realizada pelo Sintepav BA com apresentação da ata de negociação entre o sindicato e a NM, os trabalhadores retornaram as atividades, às 14h. No próximo dia 08 de maio a NM apresentará ao Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) a empresa perita indicada para a elaboração dos laudos de periculosidade e insalubridade nos termos da CCT.
De acordo com Paulo Roberto, o Sintepav BA não aceita o descumprimento dos direitos dos trabalhadores e acompanhará a regularização de todos os pontos debatidos durante a reunião com a empresa.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sintepav BA