A Força Sindical Bahia, o Sintepav e o Stimnaval, sindicatos que são filiados à Central, serão parceiros do Estaleiro Enseada do Paraguaçu no Encontro das trabalhadoras do empreendimento que será realizado hoje (24) e amanhã (25), em Maragojipe, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento, realizado pelo EEP, tem o objetivo de discutir estratégias para alcançar a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e combater às inúmeras formas de violência contra a mulher.
O evento conta com a presença da Presidente da Força Sindical Bahia e do Stimnaval, Nair Goulart, do Presidente do Sintepav Bahia, Bebeto Galvão, da Vice-Presidente da Comissão de Mulheres da OAB Mulher, Cinzia Barreto, além da Dra. Petilda Vazquez, do Sesi Bahia e da comitiva do PSB Bahia. Serão discutidos temas como Mulher, trabalho e dignidade e a Lei Maria da Penha.
Para Nair, “é preciso discutir as oportunidades que o empreendimento trouxe pra a região e como está sendo a participação das mulheres durante e após esse processo. Também levantaremos a bandeira do fim da violência contra a mulher e teremos palestras que irão apresentar esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha. As mulheres precisam entender a Lei para buscarem os seus direitos.”.
Para o presidente do Sintepav Bahia, Bebeto Galvão, o debate sobre as questões de gênero é importante para criar mais oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho, principalmente em obras com grande investimento econômico.
O estaleiro
O estaleiro pretende ter capacidade para atender o mercado nacional e internacional e irá reaquecer a economia do Recôncavo, recolocando a Bahia no mapa da indústria naval brasileira. O Estaleiro terá capacidade de processar 70 mil toneladas/ano de aço e entre as suas principais atribuições está a produção de plataformas de petróleo, sondas de perfuração com alta tecnologia e construção de navios.
Fonte: Assessorias de Comunicação da Força Sindical Bahia e do Sintepav Bahia