Empreendedores atingem 16% da classe média brasileira, de acordo com a pesquisa “Faces da Classe Média”, divulgada ontem pela Serasa Experian. A característica desse grupo é apresentar uma renda per capita mais alta, com um consumo anual de R$ 276 bilhões.
Para o presidente do Instituto Popular, Renato Meirelles, “apesar de o grupo dos Empreendedores ser o perfil com menor participação, ele é o mais relevante, ‘são a classe A’ da classe C e acreditam no poder do próprio negócio”.
Os negócios da maioria das mulheres empreendedoras se concentram na área de beleza e confeitaria, enquanto os homens trabalham mais como autônomos e serviços de vendas. No total, a classe média é composta por cerca de 108 milhões de pessoas que gastaram mais de R$ 1,17 trilhão em 2013 e que movimentaram 58% do crédito no País. Este foi um do principal motor da expansão brasileira na última década.
Em 2003, a classe média brasileira era composta por 38% da população, em 2013 passou para 54% e na projeção do estudo deve chegar a 58% em 2023. Nas previsões do estudo, neste ano a classe C pretende consumir 8,5 milhões de viagens nacionais, 6,7 milhões de aparelhos de TV, 4,8 milhões de geladeiras e 4,5 milhões de tablets.
Meirelles disse que “este grupo é um mercado consumidor extremamente relevante, que consome mais que a Holanda e a Suíça e se fosse um país seria a 18ª nação do mundo em termos de consumo”.
Fonte: DCI