Com clima de bastante entusiasmo e de sentimento de compromisso com a cidade, os 160 conselheiros comunitários de Salvador tomaram posse na tarde da última quinta-feira (13), no auditório do Instituto Federal da Bahia (Ifba), no Barbalho. Os membros diplomados, distribuídos nas dez Prefeituras-Bairro da cidade, vão atuar na fiscalização, sugerindo obras, além de intervenções, aproximando a população dos serviços públicos municipais.
Os conselheiros foram eleitos em processo realizado entre os meses de outubro e dezembro por membros de associações e entidades cadastradas junto à sede da Diretoria-Geral das Prefeituras-Bairro. Eles atuarão em grupos de 13 a 21 para cada local. O conselheiro fiscal da Força Sindical Bahia, Maurício dos Santos, tomou possem como segundo secretário da Prefeitura-Bairro. Para Maurício, o trabalho é para contribuir com a sociedade como um todo. “Continuaremos a contribuir para funcionamento da Prefeitura-Bairro e fazer o que for possível para ajudar as pessoas dentro da sociedade.”.
Interlocutores do município – O diretor geral das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga, destacou que os conselheiros terão atribuições como identificar as necessidades de cada bairro; ajudar a Prefeitura na elaboração do Orçamento para 2015 e anos seguintes, com indicação das prioridades; e serem interlocutores da administração municipal com as concessionárias de energia, água e telefonia, por exemplo. “Além de conhecermos quem trabalha nas lideranças das comunidades, estamos reconhecendo o trabalho desenvolvido por eles. Teremos, assim, informações qualificadas sobre o que cada bairro necessita”, afirmou Braga.
Fonte: Ascom Força Sindical BA e Agecom Salvador