O Sintepav Bahia realizou reunião com o Assessor Especial da Presidência da República, José Feijoó na manhã da quinta-feira (06) sobre a Mesa Nacional da Construção. A reunião teve a presença do presidente do Sintepav Bahia, Bebeto Galvão, os dirigentes Irailson Warneaux (Gazo), Paulo Roberto, José Luiz, Vitor Costa, o economista da Subseção do Dieese, Gustavo Palmeira, o presidente da Fenatracoop, Wilmar Gomes, representantes do governo e da empresa Camargo Corrêa que compõe o consórcio responsável pela obra do metrô em Salvador.
O Presidente do Sintepav Bahia, Bebeto Galvão, destacou que a reunião teve o objetivo de envolver os atores sociais, a fim de que os termos pautados pelo compromisso sejam adotados nas grandes obras no estado da Bahia. “Temos a oportunidade de construirmos aqui, levando em consideração a matriz originária do compromisso, uma discussão que nos leve a adotar o compromisso como um bom modelo para exercitar o nosso diálogo social”, declara Galvão.
A representante da Camargo Corrêa, Vanessa Veruska, destacou o exemplo positivo da adoção do compromisso na obra de Jirau como uma importante experiência na resolução de conflitos. “As práticas do compromisso já estão sendo adotadas pelo consórcio por acreditarmos que essa é uma boa prática de adesão”, afirma Veruska.
De acordo com o Assessor Especial da Presidência da República, José Feijoó, parabenizou a iniciativa do Sintepav Bahia e pontuou que o compromisso nacional significou avanços no setor da construção e o objetivo é englobar mais trabalhadores em todo o país. “Temos o desafio de envolver 400 mil trabalhadores no compromisso nacional, atualmente temos 140 mil e estamos dispostos a fazer o necessário para implantá-lo em mais obras”, sinaliza Feijoó.
Compromisso – Os principais pontos do Compromisso Nacional são: Recrutamento, pré-seleção e seleção, formação e qualificação, saúde e segurança, representação sindical, condições de trabalho e relações com a comunidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sintepav BA