Foi encerrado nesta sexta-feira (08) o 5º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho, realizado pelo Sintepav BA. O encontro, que já faz parte do calendário dos trabalhadores da construção pesada, reuniu profissionais que atuam na área de segurança do trabalho e teve participações importantes do poder público e setor privado. Após muito debate e discussão de diversos temas durante os dois dias, ficou claro para todos os participantes que o 5º Seminário constituiu um importante marco continuado do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST) do Sintepav BA, e do próprio Sindicato, cujas atuações têm como eixo central a valorização do trabalhador e da vida.
Iranildo Domingos, diretor secretário de Saúde Ocupacional, Higiene e Segurança do Trabalho do Sintepav-BA, ao final do evento afirmou que o 5º Seminário era a continuidade de um trabalho de suma importância para o trabalhador e a sociedade como um todo. “Não podemos parar de fomentar a proteção e preservação da saúde dos trabalhadores. É nosso dever e aqui é o momento para debatermos e cobramos que o tema seja socialmente reconhecido pelos diversos agentes sociais como o Estado, o empresariado, os gestores, os trabalhadores e suas representações”, finalizou Iranildo.
A técnica de segurança do trabalho do Sintepav-BA, Cleide Sousa, relembrou com muita emoção as edições anteriores e disse que muita coisa mudou, como as Cipas. “Um dos destaques desses Seminários foi a organização das Cipas após os debates realizados aqui durante esses cinco anos. Pudemos perceber a mudança de postura, o diagnóstico de situações de risco e de agravo à saúde, além de proposições de ideias e medidas preventivas necessárias nas obras.”.
Bebeto Galvão, Presidente do Sintepav, fez questão de destacar a importância do diálogo social durante o Seminário. “Este processo de diálogo social envolvendo os diversos atores é de suma importância para detectar as principais problemáticas que afligem a vida dos trabalhadores e estabelecer mecanismos para alcançarmos a plena saúde e segurança no ambiente de trabalho.”, disse.
Foram duas as palestras do segundo dia: “A Cipa e a valorização da participação dos trabalhadores nas questões de SST”, com os palestrantes Flávio Nunes, Auditor Fiscal do Trabalho da SRTE-BA, e Beroaldo Lopes Maia Junior, Auditor Fiscal aposentado da SRTE-PE. Os coordenadores da mesa foram Irailson Gazo, Vice-Presidente do Sintepav-BA, e Sinézio Bispo Secretário para Articulação e Mobilização / Sintepav-BA. Outro tema foi a “Caracterização de Periculosidade e Insalubridade na Indústria da Construção”, com o palestrante Antonio Ribeiro, engenheiro químico, e os debatedores Flávio Cumming, Advogado Trabalhista, Coordenador do Núcleo jurídico do Sintepav-BA, e Robson Silva Rodrigues Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho da FUNDACENTRO/MTE-BA e Membro da CPN – NR 18. A coordenação desta segunda mesa foi de Emerson Gomes, 2º Diretor Financeiro do Sintepav-BA, e José Luiz de Oliveira, Secretário Financeiro/ Sintepav-BA.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sintepav BA e da Força Sindical BA.