A quinta edição do Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho, realizado pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sintepav BA (DSST), será iniciado amanhã (07), de 08h30 às 18h, e acontece até a sexta-feira (08) de 08h às 12h30. O evento, que acontece no Hotel Portobello, em Ondina, Salvador, tem o objetivo de ser um momento de palestras e debates sobre a necessidade de preservar a vida e buscar a saúde e segurança no ambiente de trabalho.
São esperados 400 participantes de todo o estado e do país, entre cipistas, médicos do trabalho, técnicos de saúde e segurança, dirigentes sindicais, Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Fundacentro, Força Sindical, Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada (Fenatracop).
Para Iranildo Domingos, Secretário de Saúde Ocupacional, Higiene e Segurança do Trabalho e técnico de segurança do trabalho do Sintepav, a segurança e saúde no trabalho precisam ser compreendidas como atividade fundamental na empresa, como parte da gestão global, que requer uma intervenção integrada e democrática envolvendo os trabalhadores, todos os setores e dimensões da empresa. “Investir no conhecimento, na consciência e nas práticas das pessoas da empresa, principalmente gestores, é fundamental para diminuir as distâncias entre discurso e práticas, entre normas e cumprimento das normas”, ressalta Iranildo.
Para Cleide Sousa, técnica de segurança do trabalho do Sintepav, é preocupante a falta de providências efetivas para erradicar o caráter inseguro das obras de construção. “Mesmo as empresas que programam medidas de segurança, fazem-no de forma pontual, sem planejamento, com a preocupação exclusiva de cumprir alguns itens da legislação vigente (NRs), principalmente aquelas exigidas pelos auditores fiscais do Ministério do Trabalho”, declarou.
Quinto ano
Durante os cinco anos de realização, o Seminário de Saúde e Segurança vem tentando melhorar o cenário em que se encontra a saúde e segurança do trabalho na indústria da construção pesada e montagem industrial, entendendo que o intercâmbio e veiculação de informações entre agentes que exercem o controle social das práticas no mundo do trabalho – Estado, empresários, movimentos sindicais e sociais – é de suma importância para a conquista da dignidade no trabalho e valorização da vida. Os dirigentes do Sintepav entendem, ainda, que a integração e fortalecimento das entidades sindicais de trabalhadores são imprescindíveis para garantir o cumprimento dos direitos para o trabalhador.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sintepav BA e da Força Sindical BA