Em visita pela primeira vez ao Brasil, o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, elogiou os avanços e as conquistas da Agenda Bahia do Trabalho Decente, a primeira a nível subnacional no mundo. Acompanhado por uma comitiva formada pela diretora regional para América Latina, Elizabeth Tinoco, da diretora do Escritório no Brasil, Laís Abramo, e outros assessores, Ryder foi recebido na sexta-feira (11) em audiência pelo governador Jaques Wagner e depois participou, no Salão de Atos da Governadoria, de uma rodada de reuniões coordenadas pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos.
Guy Ryder destacou a experiência inovadora da Bahia, em lançar uma agenda subnacional e a vontade política do governador em concretizar na vida dos trabalhadores baianos os conceitos do Trabalho Decente. Ele prometeu levar a experiência baiana para outros locais por considerá-la uma referência internacional já consolidada.
“Estou encantado com a participação do governo, dos empregadores e dos trabalhadores na Agenda, além da sociedade civil organizada, e queria felicitar a todos por esta importante contribuição. Estou aqui, para escutar os seus testemunhos e também conhecer os desafios e obstáculos a serem superados”, disse o diretor da OIT.
Liderança
Jaques Wagner comemorou o fato de Guy Ryder, ex-sindicalista, ter chegado ao posto mais alto da direção da OIT e destacou a liderança do secretário Nilton Vasconcelos, na condução da agenda estadual. “Ele está fazendo uma caminhada fundamental para estabelecer um processo de diálogo amplo com os diversos setores que compõem o Comitê Gestor da Agenda Bahia do Trabalho Decente”.
Wagner reiterou ainda sua confiança no processo de diálogo social como marca do seu governo. “Vivemos na pressão e na negociação e, através do diálogo social, é que encontramos o denominador comum para a solução dos nossos problemas”.
No encontro com os membros do Comitê Gestor, Guy Ryder ouviu os mais variados testemunhos, celebrando o espírito de respeito e compromisso de todos com a Agenda estadual. Ao ouvir os integrantes do projeto ‘Palavra de Policia: outras armas’, do município de Lauro de Freitas, ele se emocionou com a proposta dos policiais em levar poesia às escolas da comunidade.
Ryder enfatizou o esforço da OIT em tornar a Convenção 189 (Trabalho Doméstico) um instrumento de valorização da categoria no encontro com os trabalhadores domésticos baianos. “Dez nações já ratificaram o convênio. Está faltando o Brasil, mas a presidente Dilma Rousseff nos garantiu, esta semana, em Brasília, que não há obstáculos para esta decisão”.
O secretário Nilton Vasconcelos declarou que 239 ações estão catalogadas pela Agenda e o Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad) conta atualmente com importantes decisões na Justiça baiana no sentido de destinar recursos oriundos de multas aplicadas às empresas, que praticam condutas abusivas no ambiente do trabalho.
Nilton Vasconcelos já havia destacado em outros eventos a sistemática participação da Força Sindical na Agenda Bahia do Trabalho Decente desde a sua criação. A Central defende que o Trabalho Decente é um compromisso a ser assumido cada vez mais pelo governo brasileiro, para que seja criada uma condição fundamental para a superação da pobreza e a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Agecom BA e Ascom Força BA