A Organização Internacional do Trabalho (OIT) vai garantir a protecção dos trabalhadores moçambicanos no estrangeiro, através da fiscalização das condições em que laboram, anunciou hoje em Maputo o Ministério do Trabalho de Moçambique. O compromisso da OIT de garantir a defesa dos moçambicanos que trabalham no estrangeiro faz parte de um acordo que a organização vai assinar na sexta-feira em Maputo com o Ministério do Trabalho de Moçambique.
“O Memorando prevê que as partes deverão envidar esforços conjuntos, tendo em vista a colocação de trabalhadores moçambicanos no exterior, em particular, a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)”, refere um comunicado de imprensa do Ministério do Trabalho de Moçambique.
O acordo preconiza igualmente o apoio a moçambicanos com dificuldades de inserção no mercado de trabalho no estrangeiro, acrescenta a nota de imprensa das autoridades laborais moçambicanas.
Fonte: OIT
Pela parte do Governo moçambicano, o entendimento será rubricado pela ministra do Trabalho, Helena Taipo, enquanto pela OIT será rubricado pelo representante-residente em Maputo, Stewart Simpson.