Começou ontem (05) e terminará hoje (06) o Encontro Internacional de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente, no Hotel Deville, em Itapuã. O Encontro, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), reúne cinco países do Cone Sul da América Latina – Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil -, além de dez estados brasileiros mais o Distrito Federal.
A solenidade de abertura contou com a presença do Governador Jaques Wagner, do diretor da OIT para o Cone Sul da América Latina, Guillermo Miranda; do ministro do Trabalho de Santa Fé (Argentina); do Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Nilton Vasconcelos; da diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo, entre outros.
A Presidente da Força Sindical Bahia e Vice Presidente da Confederação Sindical Internacional, Nair Goulart, esteve presente nos dois dias do evento e disse que esse Encontro Internacional serve como articulação para criar uma rede de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente na América do Sul. “O intercâmbio neste evento é fantástico. Aqui podemos criar espaços de colaboração com os países do Cone Sul e debater a nossa agenda do trabalho decente”, finalizou Nair.
O Encontro
O objetivo do Encontro, de acordo com o secretário do Trabalho e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, é articular a criação de uma rede de agendas subnacionais de Trabalho Decente na América do Sul, possibilitando o intercâmbio e a geração de espaços de colaboração entre elas.
O diretor da OIT para o Cone Sul da América Latina, Guillermo Miranda, defendeu que “o trabalho é o único instrumento que resolve e soluciona as desigualdades sociais. À medida que o trabalho se incorpora como eixo central das políticas de desenvolvimento, a América Latina deverá crescer com menos pobreza”.
Mesas de diálogos foram organizadas para uma melhor interação entre os países, estados e municípios e o evento continuará com mesas redondas, debates, salas temáticas. O encerramento será no final desta terça-feira (06) com o ato de assinatura do Protocolo de Intenções para criação de uma Rede Latino Americana de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente. Os temas discutidos foram: a seleção, implementação e monitoramento dos eixos prioritários das agendas subnacionais; a mobilização e articulação interinstitucional; e a formalização e gestão desses compromissos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical BA (Com informações do Portal Vermelho)