O 7º congresso da Força Sindical, cujo o tema é “Garantir Conquistas, mais Empregos, Direitos e Cidadania!” é um marco da participação de todos os sindicatos filiados à central e é fundamental diante dos desafios que a classe trabalhadora enfrenta.
O Movimento Sindical-MS tem sido importante esteio das lutas por democracia e liberdade, pela autonomia do trabalho, por um projeto de desenvolvimento nacional com soberania. As batalhas realizadas, sejam elas de natureza específicas ou gerais, ajudaram a tecer uma formação social do povo brasileiro, elevando o direito e a cidadania de homens e mulheres, e garantindo maior valorização social do trabalho. No entanto, elas por si só são insuficientes para responder a estruturação, proteção do trabalho e produção de leis que protejam coletiva e individualmente os trabalhadores.
Para a agenda da Conclat se implementar, e o ciclo mudancista ser maior e melhor, os trabalhadores devem exercer fortes mobilizações, influenciar o pensamento geral da sociedade e participar ativamente do processo eleitoral de 2014, elegendo, em todos os níveis, candidatos vinculados aos interesses dos trabalhadores.
A realização do nosso 7º congresso se insere nos desejos de continuidade das mudanças exigidas pelos trabalhadores e sociedade. Os trabalhadores explicitam as potencialidades e as agruras da sociedade, e apontam enormes possibilidades de um Brasil mais forte e com resultados sociais mais efetivos, que poderá ocorrer com uma política econômica que privilegia o desenvolvimento econômico e social do trabalho, preservação do meio ambiente, mais investimento em Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Reforma Agrária, com a valorização social do trabalho.
Adalberto Galvão, presidente do Sintepav-Bahia