A Secretária-Geral da CNTC Rca (República Centro Africana), a Sra. Faustina Grothe, vem ao Brasil pela primeira vez e irá participar do 4º Congresso da Força Sindical Bahia, dias 24 e 25 de Maio, no Hotel Portobello, em Ondina, Salvador. Ela vai debater com os sindicalistas baianos a experiência da organização sindical em seu país.
Para Nair Goulart, Presidente da Força Sindical Bahia e Vice-Presidente da Confederação Sindical Internacional, CSI, “a presença da Sra. Grothe reafirma a visão internacionalista da Central, que fortalece a solidariedade entre as Centrais Sindicais. Será o momento de traçar estratégias comuns para enfrentar a crise mundial do capitalismo. É uma grande troca de experiências.”.
A República Centro-Africana é um país localizado no centro da África, com mais de 4 milhões de habitantes, e a sua história política é conturbada e marcada pela instabilidade. Atualmente o país sofreu um golpe de estado. A coalizão rebelde Seleka tomou o controle das principais cidades.
Segundo Nair, “a Força Sindical repudia o rompimento da ordem constitucional na República Centro-Africana e é contra qualquer violação dos Direitos Humanos e atos de violência contra a população civil, principalmente as mulheres e meninas.”.
Além disso, de acordo com números citados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mais de 80 mil pessoas — incluindo 57 mil crianças menores de cinco anos de idade — estão em risco de insegurança alimentar grave durante a próxima temporada magra (maio a setembro).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical BA