A Arena Fonte Nova foi oficialmente inaugurada hoje (05) pela manhã pela Presidente Dilma Rousseff, o Governador da Bahia, Jaques Wagner, e o Prefeito de Salvador, ACM Neto. Ao lado de Wagner e descalça, Dilma deu o primeiro chute simbolizando a inauguração do complexo esportivo e cultural.
Cerca de dois mil trabalhadores, responsáveis pela reconstrução do estádio e que são representados pelo Sintepva-Ba, estiveram na Arena para acompanhar o evento. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada, Bebeto Galvão, foi convidado e representou os mais de 10 mil trabalhadores que participaram de toda a construção da obra. Na sua chegada, Bebeto Galvão foi ovacionado pelos trabalhadores e recebido pelas autoridades presentes.
Também estiveram presentes os ministros dos Esportes, Aldo Rebelo, do Transporte, César Borges, da Justiça, José Eduardo Cardoso, a secretária para Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Luiza Bairros, além de representantes do Consórcio Arena Fonte Nova e demais autoridades políticas, como a Senadora Lídice da Mata e o Chefe da Casa Civil, Rui Costa.
A Presidente Dilma recebeu da Mestre de Obra , Flor, uma rosa que foi feita com as ferragens da antiga praça esportiva. Dilma não escondeu a emoção e deu um forte abraço na trabalhadora. “Parabenizo as trabalhadoras e trabalhadores que construíram a Fonte Nova. Essa construção é única e é o espírito e a criatividade do povo baiano. Tenho orgulho de olhar para esse estádio e perceber que estamos superando as expectativas. Nós somos capazes.”, disse a Presidente.
O Governador Jaques Wagner falou sobre a importância da construção da Arena, dos projetos que a Bahia receberá com a parceria com o Governo Federal e parabenizou Bebeto. “Parabenizo o presidente do Sintepav, Bebeto, pela maturidade quando houve reivindicação dos trabalhadores. Não deixou de ser líder sindical, mas entendeu que essa obra é de grande importância para toda a população.”.
A primeira trabalhadora da Arena, Isabel Souza, também foi convidada para participar da solenidade. “Fui qualificada por um dos programas do Governo Federal e hoje estou aqui trabalhando. Tenho orgulho de fazer parte dessa construção histórica”, disse.
Prefeitura – Um dia após o entendimento com o Governador sobre quem irá continuar a obra do metrô, o Prefeito ACM Neto foi mais um que homenageou os trabalhadores. “ Quero homenagear os trabalhadores que se empenharam em construir a Arena Fonte Nova. Eles dedicaram suor, vida e amor nessa obra. Essa Arena irá trazer muitas alegrias para o povo baiano e brasileiro.”
Fonte: Assessorias de Comunicação da Força Sindical BA e Sintepav BA