A Força Sindical Bahia, no dia 08 de Março de 2013, a partir das 08h, na Casa D’Italia, na Av. Sete de Setembro – Campo Grande, irá realizar o III Encontro de Mulheres Trabalhadoras da Central, com o objetivo de traçar estratégias de ação para enfrentar as diferentes formas de discriminação e violência de gênero e raça no trabalho e na sociedade, em um cenário crescente de violência contra a mulher no estado. O evento terá a presença de cerca de 200 mulheres, além da Senadora Lídice da Mata; do DIEESE; da Associação Latina Americana dos Adv. Laborais; da historiadora Patricia Cabral e da Delegacia de Atendimento Especial à Mulher (DEAM).
A violência contra a mulher, na Bahia, tem crescido acima da média nacional. Segundo dados do Mapa da Violência 2012, são 5,6 assassinatos para cada 100 mil mulheres, ao passo em que a média brasileira é de 4,4. De acordo com a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, em todo o estado são apenas 15 unidades de Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
De acordo com Nair Goulart, Presidente da Força Sindical Bahia, sindicalista pioneira na luta para acabar com a violência contra a mulher, “propagar a cultura da não violência e de defesa dos direitos das mulheres é uma das ações da Força Sindical desde a sua fundação. É inadmissível que essa violência continue a crescer.”
Mundo – Segundo a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), até 70% das mulheres em alguns países enfrentam violência física e/ou sexual em sua vida.
Em países como Austrália, Canadá, Israel, África do Sul e Estados Unidos, a violência de um parceiro íntimo representa de 40% a 70% das vítimas de assassinato do sexo feminino. Além disso, cerca de 140 milhões de meninas sofrem mutilação genital e outras milhões são submetidas a casamentos forçados e tráfico.
III Encontro de Mulheres Trabalhadoras da Força Sindical Bahia
A expectativa é da presença de 200 mulheres trabalhadoras de toda a Bahia, de diferentes categorias profissionais como Construção Pesada, Pescadoras, Marisqueiras, Comércio, Limpeza e Servidoras Públicas. Às 16h as mulheres trabalhadoras da Força Sindical participam da Marcha das Mulheres de Salvador que sairá do Campo Grande, finalizando seu percurso na Praça Castro Alves.
Programação
08h30 – Abertura
09h00 – Mesa de debates
Expositoras:
DIEESE- Ana Margaret Simões –Coord. PED – Salvador
Drª Petilda Vazquez – Membro da ALAL- Assoc. Latina Americana dos Adv. Laborais, Drª em Ciências Sociais e professora de História do Direito
Debatedoras:
Nair Goulart – Presidente da Força Sindical Bahia e Presidente Adjunta da Confederação Sindical Internacional (CSI)
Senadora Lídice da Mata
DEAM – Delegacia Especial de Atendimento à Mulher
Historiadora Patricia Cabral
13h00 – Lançamento do Boletim “Força Mulher”
16h00 às 18h00 – Caminhada das Mulheres pela fim da violência contra a mulher. Local: Campo Grande
Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical BA