O Secretário da Juventude da Força Sindical Bahia, Diretor do Sintepav-BA e Membro do Conselho Nacional da Juventude Emerson Gomes, participou nos dias 04 e 05 de março, do Grupo de Trabalho Continental para Erradicação do Trabalho Infantil, em Santiago do Chile. Na reunião foram debatidas demandas e soluções sobre o tema, inclusive o combate às formas mais nocivas da exploração da mão de obra de crianças, como a exploração sexual e a atuação em lixões.
Dados do Ministério Público do Trabalho indicam que o Brasil é o terceiro país da América Latina que mais explora o trabalho infantil doméstico, atrás apenas do Haiti e da Nicarágua. São mais de 2,5 milhões de crianças e adolescentes exploradas. O Brasil se comprometeu com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) para erradicar, até 2015, as piores formas de trabalho infantil no país, e de todas as formas até 2020.
De acordo com Emerson Gomes, o combate ao Trabalho Infantil é um dever de todo cidadão. “É necessário lutar contra a exploração de crianças e adolescentes, que chegam a enfrentar jornadas extenuantes de trabalho diário, em uma fase da vida onde deveriam estar frequentando escolas e se divertindo”, alerta Emerson.
Fonte: Assessorias de Comunicação da Força Sindical BA e do Sintepav BA