As mulheres continuam fazendo história. Desta vez, o setor naval foi o palco para duas brasileiras, Hildelene Lobato Bahia e Vanessa Santos Silva, reafirmarem os direitos das mulheres. As duas marcaram o nome na história como as primeiras a comandarem um navio Petroleiro.
As duas vão comandar 22 tripulantes, sendo 20 homens e outras duas mulheres, em um navio com capacidade de 56 milhões de litros de derivados. Mas apesar dos números superlativos, Hildelene, que comanda petroleiros desde 2009, quando assumiu o Carangola, diz que o novo navio foi um presente de aniversário. Na segunda, completou 39 anos.
“É uma realização profissional e, como comandante, um desafio. Temos um kit beleza a bordo, com maquiagem e esmalte”, diverte-se Hildelene, ao lado de sua imediata Vanessa, de 30 anos.
As mulheres vêm alcançando uma série de conquistas no cenário político, no mercado de trabalho e nas relações entre iguais. Nair Goulart, Presidente da Força Sindical Bahia, sempre miitante na defesa dos direitos das mulheres, afirmou que “a participação feminina no mundo do trabalho foi de vital importância para o desenvolvimento do sistema produtivo e do comércio de determinadas nações.”.
Nair ainda relembrou que quando as primeiras fábricas foram estabelecidas, as mulheres estavam junto com seus filhos, ainda crianças, nas linhas de produção e manufatura. “A conquistas dessas mulheres, as primeiras a comandarem um navio, significa que nós estamos no caminho certo e iremos continuar na luta pela igualdade entre homens e mulheres”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical BA e Globo.com