O Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho, realizado pelo Sintepav-BA, foi iniciado ontem pela manhã, no Hotel PortoBello, em Ondina, com a presença de mais de 350 participantes de todo o Estado. O evento, que já faz parte do calendário dos trabalhadores da construção pesada, contou, mais uma vez, com participações importantes como de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Fundacentro, Força Sindical, Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) e Secretária da Saúde (Sesab).
Durante a abertura o presidente do Sintepav-Ba, Bebeto Galvão, agradeceu a presença dos participantes e ressaltou o número de inscrições solicitadas que ultrapassaram o número estimado para o evento. O diretor de saúde ocupacional, higiene e segurança do Trabalho do Sintepav-Ba, Iranildo Domingos, saudou os convidados e deu início as atividades do dia. Os participantes puderem assistir ao vídeo institucional do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho (DSST) do Sintepav-Ba.
Nilson Bahia, Vice-presidente da Força Sindical Bahia, disse que era o momento de pensar e reafirmou a necessidade de preservar a vida e a segurança do trabalho. “É um tema muito importante a ser debatido. Precisamos trabalhar juntos em busca dos direitos dos trabalhadores, em busca da saúde e da segurança no ambiente de trabalho”., finalizou.
Presença Internacional
De Angola, o representante da federação dos trabalhadores da construção no país, Evaristo Adão abordou a importância do intercâmbio e da troca de experiências dos sindicatos e relatou que em seu país, a construção civil é o setor que apresenta os maiores índices de acidentes de trabalho.
Fonte: Assessorias de Comunicação da Força Sindical BA e do Sintepav BA