O 1º Encontro dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social Brasileiros foi aberto na noite de ontem (20), no Hotel Fiesta, bairro do Itaigara. Hoje, das 9h às 18h, os participantes do encontro estão traçando um mapa situacional dos conselhos e apresentando experiências bem sucedidas como acordos estabelecidos, estudos elaborados e a criação de observatórios e câmaras temáticas.
O objetivo do encontro é a troca de experiências a partir da fala de seus principais dirigentes sobre o papel dos Conselhos em uma estratégia de desenvolvimento e debater exemplos de efetividade e dificuldades institucionais, além de discutir iniciativas que visem incentivar a criação de novos conselhos.
Nair Goulart, Presidente da Força Sindical Bahia e Conselheira do CDES, comentou sobre a importância da participação da Sociedade Civil nesse espaço de debate e troca de experiências. “O desenvolvimento só virá junto com a inclusão social. Ainda é preciso ampliar espaços democráticos, reafirmar o papel da Sociedade Civil e promover ainda mais o diálogo entre governo e sociedade para estabelecer acordos e elaborar políticas públicas.”.
O secretário de Relações Institucionais da Bahia e Secretário Executivo do Codes-BA, Paulo Cezar Lisboa, afirmou que “temos que criar cada vez mais marcos de participação da sociedade nas decisões de políticas públicas e hoje é necessário que os governos, de modo geral, em suas várias esferas, seja um governo mais transparente, um governo que seja permeável às demandas sociais, às demandas que a sociedade vai construindo.”
Para o coordenador do Codes- BA, Edson Valadares, que explicou e mostrou pela manhã as ações do Conselho baiano, é crucial a ajuda que essa troca de experiências pode proporcionar e aprimorar mais as unidades e, sobretudo, as atividades no estado.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical BA