O Secretário da Juventude da Força Sindical Bahia, Emerson Gomes, representou a Central no lançamento da Cartilha de Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil. O evento foi realizado hoje, no Salão Azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A Cartilha lançada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a oitava publicação da Coleção Trabalho Decente.
Emerson Gomes, Secretário da Força Sindical Bahia, disse que é através do diálogo social a busca por alternativas efetivas de políticas públicas. “O estado avançou na diminuição do trabalho infantil, mas ainda há muito a ser feito. Precisamos buscar e fazer com que o governo aumente as políticas públicas sociais e que os municípios contribuam com essas políticas”. Emerson ainda afirmou que “cada criança precisa viver o seu tempo de brincar, estudar, e que no futuro tenha trabalho decente.”.
Participação da Força Sindical é destacada pelo Secretário
O Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, destacou a sistemática participação da Força Sindical na Agenda Bahia do Trabalho Decente desde a sua criação. Nilton ainda disse que “o trabalho que sintetizamos na Cartilha faz parte de um movimento muito mais amplo. A Cartilha é a 8ª lançada de uma série de um dos temas mais difíceis, que é a erradicação do trabalho infantil.”.
Ainda de acordo com Nilton, “é preciso haver a compreensão das melhores condições de trabalho. É com carteira assinada que damos um passo para conquistar o trabalho decente e sem essa conquista não vamos conseguir avanços na erradicação do trabalho infantil.”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical – BA