A Presidente da Força Sindical Bahia, Nair Goulart, participou hoje, 05, da reunião do Comitê Gestor para o Programa Bahia do Trabalho Decente, na sala de reunião do Gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Setre, e debateu vários temas pertinentes à Agenda Bahia de Trabalho Decente. Dentre os inúmeros assuntos debatidos, o principal foi o andamento da finalização do Plano de Ação do eixo Empregos Verdes.
O Comitê elabora, coordena, avalia e acompanha as ações do programa e ainda articula parcerias que viabilizem essas atividades, além de promover a realização de estudos, debates e oficinas com o intuito de difundir o conhecimento nas áreas relacionadas à Agenda Bahia do Trabalho Decente. O momento foi aproveitado para avaliar a primeira Planilha de acompanhamento da execução das ações do Programa Bahia do Trabalho Decente com a atualização do andamento.
Durante a reunião, Nair Goulart relembrou que “nós, da Força Sindical, que alertamos o governo do estado da necessidade de convocar os trabalhadores e empregadores para participarem da discussão que tenta implementar o trabalho decente na Bahia.”.
A experiência da Bahia no desenvolvimento da Agenda Bahia de Trabalho Decente serviu de referência para outros estados e países e, de acordo com a representante da OIT, Andrea Araújo, o comitê baiano é um grande exemplo a ser seguido. “É necessário mobilização, ações. É preciso sistematizar as experiências já existentes e disseminá-las para dentro e fora do Brasil.”.
Também estiveram presentes representantes do MPT, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra), Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Fundacentro, Secretaria de Administração (Sead), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Educação (SEC), Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) e do Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical -BA