O presidente do Sindnapi Bahia, Nilson Bahia, irá participar da inauguração, nesta segunda-feira (24/09), às 15:00 horas, da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Aposentados e Pensionistas (Coopernapi), vinculada ao sindicato e aos seus associados, e ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). A cooperativa começará a operar na segunda-feira (1º/10). É objetivo da direção do Sindnapi oferecer os juros mais baixos do mercado para os seus associados.
Para o evento, que se realizará na sede do Sindnapi, localizada à rua do Carmo, 171, centro antigo da Capital paulista, foram convidadas autoridades federais e estaduais, entre elas a presidenta da República, Dilma Roussef, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alkmin, e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.
Presença quase certa será a do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacado apoiador da luta do sindicato para a viabilização da cooperativa, e que será homenageado com uma placa em agradecimento ao trabalho realizado. Pelo mesmo motivo, também será homenageado o secretário estadual de Relações do Trabalho de São Paulo, Carlos Andreu Ortiz.
Resultado de mais de quatro anos de trabalho, a cooperativa de crédito dos aposentados e pensionistas já nasce grande. Ela começará a operar no dia 1º de outubro com quase 30 mil cooperados. Apenas sócios do Sindnapi poderão aderir à instituição – e, ao fazerem a opção, o seu capital de cooperado, sem nada desembolsar, já começa a ser formado.
No ato de adesão, o Sindnapi está destinando parte da mensalidade do associado para sua cota na cooperativa: 0,1% do 0,5% descontado em folha do valor do benefício, que é a taxa mensal de associação. Também poderão se filiar à cooperativa os parentes diretos do associado: cônjuge e filhos.
A Coopernapi-Sicoob já começa a funcionar como um banco comercial convencional. Os cooperados contarão com todos os serviços bancários: conta corrente, talão de cheques, e cartões de crédito e débito, como também poderão quitar qualquer tipo de fatura (água, energia elétrica, telefone, boletos bancários etc) na agência da Coopernapi-Sicoob.
Fonte: Sindnapi