Nos oito primeiros meses de 2012, o estado da Bahia apresentou um acréscimo de 38.969 postos de trabalho, levando-se em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. Este resultado representa o maior saldo absoluto de emprego da Região Nordeste no acumulado do ano. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e foram sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).
No mês de agosto, a Bahia contabilizou um saldo positivo com a criação de 442 novos postos de trabalho com carteira assinada. O saldo registrado em agosto situou-se em um patamar inferior ao contabilizado em igual período do ano anterior e também ao verificado no mês de julho de 2012. Os setores que apresentaram os melhores resultados foram os setores de Serviços (+2.757 postos), do Comércio (+1.053 postos), superando a queda da Agropecuária (-1.922 postos) e da Construção Civil (-1.109 postos).
Armando Castro, diretor de Pesquisas da SEI, avalia que o resultado do Caged de agosto exprime a atual fase da economia baiana. “O crescimento recente da nossa atividade econômica se dá pelo consumo, portanto está relacionado com a expansão da renda das famílias, cujas políticas de transferência de renda e crescimento real do salário mínimo impulsionam fortemente. A consequência é um significativo impacto sobre o comércio e os serviços, resultando em consistente crescimento do emprego nos setores”, explica Castro.
RMS e interior do Estado – Os resultados do emprego no interior do estado foram positivos, enquanto que na Região Metropolitana de Salvador foram negativos, de acordo com os dados referentes aos saldos de emprego para a distribuição intra-estadual no mês de agosto de 2012. No interior foram criados 522 empregos, ao passo que na Região Metropolitana de Salvador foi apurada uma perda de 80 postos.
No que se refere ao período de janeiro a agosto de 2012, a Região Metropolitana de Salvador foi responsável por 10.220 novos postos de trabalho, enquanto que o interior foi responsável pela criação de 28.749 novos empregos com carteira assinada. No acumulado, o interior representou 74% do total de empregos criados no estado.
Em agosto de 2012, Juazeiro, Salvador e Pojuca destacaram-se com os melhores desempenhos na criação de novas oportunidades de trabalho formal na Bahia. Juazeiro gerou 1.040 empregos, sendo que o setor de destaque foi a Agropecuária. Em Salvador, foram registrados 946 empregos, com destaque para o setor de Serviços. Já Pojuca apurou um saldo de 412 novas contratações formais, também com o setor de Serviços como destaque.