A Presidente da Força Sindical Bahia, Nair Goulart, e o presidente do Sintepav-Ba , Bebeto Galvão, participam hoje (18), do seminário “Terceirização: estratégias de luta e enfrentamento” no auditório do Ministério Público do Trabalho, a partir das 09h. O evento promovido pela IndustriALL Global Union contará com a participação de estudiosos do tema, dirigentes sindicais, professores universitários, magistrados da Justiça do Trabalho e procuradores do trabalho.
Durante a programação do evento será discutido o tema “A Terceirização e os impactos no mundo do trabalho”, com a participação da Drª. Graça Druck e a doutoranda Marilane Oliveira, além de ser apresentada a posição dos atores sociais sobre os projetos de terceirização e as estratégias de luta e de enfrentamento que contará com a palestra do presidente do Sintepav e diretor da Força Sindical, Bebeto Galvão, o representante da IndustriALL, Sérgio Novais, o presidente da CUT-Ba, Cedro Silva, o presidente da CTB-Ba, Adilson Araújo, a juíza da 8ª vara do trabalho e diretora cultural da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho 5ª região – BA (Amatra5), Dra. Angélica de Mello e o Diretor de Assuntos Legislativos da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Dr. Alberto Bastos.
HISTÓRICO
De acordo com a IndustriALL Global, a organização foi criada em 19 de junho de 2012, fruto da fusão dos sindicatos de três federações diferentes: a FITIM (metalúrgicos), a ICEM (químicos) e a ITGLWF (indústria têxtil) e representa 50 milhões de trabalhadores de 140 países nos setores metalúrgico, químico, vestuário e energia, desafiando o poder das multinacionais e negociando em nível mundial.
A IndustriALL Global aponta que a precarização das condições de trabalho se expressa nas situações de riscos, no número de acidentes e adoecimentos, bem como nos baixos níveis salariais, maiores jornadas de trabalho, maior rotatividade, desrespeito às normas de saúde e segurança, bem como no índice de inadimplência dos direitos trabalhistas.
De acordo com Nair Goulart, ” o seminário é muito importante porque o projeto de lei sobre terceirização pode ter efeitos prejudiciais a todos os envolvidos nas relações de trabalho.”.
Para o presidente do Sintepav-Ba, Bebeto Galvão, o evento é uma oportunidade das instituições, sociedade civil e representante dos trabalhadores discutirem estratégias de enfrentamento a precarização das relações de trabalho que ocorrem a partir da terceirização, responsável por grande parte das mazelas existente no mundo do trabalho em nosso país.
Confira abaixo a programação do evento
Fonte: Assessoria de Comunicação Sintepav -BA (Adaptado pela Assessoria de Comunicação da Força Sindical -BA)