A Senadora Lídice da Mata também compareceu ao evento
O segundo dia da Plenária Estadual da Força Sindical Bahia, realizada hoje (31), no Hotel Portobello, em Ondina, Salvador, foi prestigiada pelo poder público. A autoridade máxima do estado, o Governador Jaques Wagner, esteve presente e reafirmou a importância do movimento sindical, o qual fez parte por muitos anos.
Wagner, que atendeu ao convite da Central na Bahia, demonstrando a força política que a entidade representa no estado, disse: “já é uma prática do meu governo apoiar o movimento sindical. O trabalhador tem que se organizar para buscar seus direitos”. Em outras oportunidades o Governador já afirmou que “a sociedade civil precisa ter autonomia e liberdade para escolher o melhor projeto de governo.”. Wagner participou da mesa de abertura do segundo dia do evento e relembrou a sua época de sindicalista com os companheiros da Força Sindical, além de comentar as ações do governo.
Nos últimos 20 anos, a partir das lutas dos movimentos sociais organizados e dos setores democráticos da sociedade brasileira, a Força Sindical conseguiu colocar na agenda política e socioeconômica as reivindicações e concepções dos (as) trabalhadores (as) sobre Estado, políticas públicas, direitos sociais, participação e cidadania.
Os movimentos sociais e suas organizações resistiram e combateram na busca da participação política na vida social, na consolidação de canais de interlocução e proposição de projetos e alternativas e na discussão coletiva dos orçamentos públicos.
Uma das representantes da Bahia no Congresso, Lídice da Mata, Senadora do estado, também esteve na Plenária e disse que “nós precisamos pensar e colocar os trabalhadores em uma dimensão de organização de luta além dos sindicatos, na vida politica, na organização e fundamentos democráticos da sociedade.”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical – BA