Uma delegação de dirigentes sindicais angolanos se reuniu no dia 13, com Melquíades de Araújo, presidente da Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de S. Paulo), e os sindicatos filiados, para debater temas do setor de bebidas. A delegação estava acompanhada do secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton de Souza, o Neco, e do assessor internacional, Ortélio Palácios.
A chefe da delegação da Unta (União Nacional dos Trabalhadores de Angola), Maria Fernanda Carvalho, informou que foi uma visita de intercâmbio que o Sindicato Nacional das Bebidas e Similares fez às entidades do setor de alimentação no Brasil.
“Trocamos informações sobre como funcionam as entidades sindicais dos dois países e como estão organizados os trabalhadores. O mais importante é que chegamos a conclusão que os problemas são quase os mesmos de trabalhadores angolanos e brasileiros: baixos salários e os patrões só querem lucro. Em Angola, com a reforma, estamos perdendo direitos”, disse.
Esta visita foi a pedido dos angolanos por meio da Força Sindical. Após a reunião, os angolanos seguiram em comitiva para visitar uma fábrica do setor, ciceroneados por membros da diretoria da Fetiasp e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Campinas (SITAC). Os angolanos pediram e os dirigentes sindicais de Campinas agendaram a visita que eles fizeram à unidade da AMBEV, que faz parte da base do sindicato na cidade de Jaquariúna.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Força Sindical