Um ato público em defesa do trabalho seguro promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5), foi realizado, na última sexta-feira, 13, na Arena Fonte Nova, com a participação dos três mil trabalhadores do estádio que está sendo preparado para a Copa do Mundo de 2014.
O secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, esteve no evento representando o governador, Jaques Wagner, ao lado do presidente do TST, Ministro João Oreste Dalazen, do ex-jogador Cafu, pentacampeão mundial pela Seleção Brasileira de 2002, da cantora e compositora Margareth Menezes, e de representantes de diversas entidades que apóiam a iniciativa.
Nilton Vasconcelos ressaltou ser a segurança dos trabalhadores fundamental na obra da Fonte Nova e de todas as outras em execução no Estado. Ele lembrou que o assunto é preocupação do Governo do Estado que tem, na Agenda Bahia do Trabalho Decente como um dos seus eixos prioritários, o da “Segurança e Saúde do Trabalhador”.
O foco do evento foi de conscientizar sobre a importância do trabalho seguro na construção civil. O presidente do TST, João Orestes Dalazen, comentou que os acidentes acontecem por excesso de confiança das pessoas e que a construção civil é uma das atividades que mais tem acidentes fatais. “Precisamos fazer melhor e com mais atenção os trabalhos, pois quase todos os acidentes são previsíveis e podem ser evitados”.
Fonte: Gente e Mercado