A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários de Ilhéus (Sindportuarios) foi reeleita com 186 votos de um total de 241 associados, no dia 03 de julho, na cidade de Ilhéus-BA, para o exercício do poder no triênio 2012/2015.
A primeira gestão, comandada pelo presidente Cristiano do Amaral, foi marcada por várias lutas e vitórias ao longo do primeiro mandato. Os trabalhadores portuários avulsos não tinham convenções coletivas assinadas, mas hoje a situação é bem diferente devido às ações do Sindicato. De acordo com Eduardo de Oliveira, mais conhecido com “Cinturinha”, 1º Secretário do Sindportuarios, as atividades primordiais foram para essa categoria. “Não existia nenhum trabalho voltado para eles, era uma categoria esquecida, necessitada. O trabalhador portuário avulso vivia sem rumo, a mercê do empresariado. Hoje nós temos a negociação direta com o trabalhador.”, disse Eduardo.
Para o segundo mandato o Sindicato possui projetos para categoria como um todo. Quer ampliar a sua zona de atuação, reformular o estatuto para aumentar o leque de representação e firmar mais acordos coletivos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical/BA