Os números do desemprego a nível mundial e os desafios enfrentados pelos jovens para conseguir trabalho serão discutidos durante o Fórum Mundial sobre Emprego Juvenil. O evento deccorrerá entre os dias de 23 e 25 na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça. 100 homens e mulheres entre os 18 e 29 anos, provenientes de várias regiões do mundo, participarão nos debates.
O diretor-geral da Organização Internacional de Trabalho (OIT), Juan Somavia, alertou para o fato de a maioria dos jovens sentir que os governos não levam em consideração as condições de trabalho das camadas mais jovens da sociedade. Os governos discutem o assunto sem envolver os principais afetados. Segundo Somavia, há um elevado risco de alienação dos jovens da vida política.
Alguns dos participantes deste evento comparecerão também na Conferência Internacional de Trabalho, que será realizada entre os dias de 30 de maio e 15 de junho, tendo também o emprego juvenil como principal tema em debate.
Segundo um relatório divulgado pela OIT, 75 milhões de pessoas entre os 15 e os 24 anos enfrentarão o desemprego em 2012. Este número representa um aumento de quatro milhões de pessoas em comparação com 2007.
Fonte: OIT