Mais um dia da Conferência da Federação Internacional dos Trabalhadores da Madeira e da Construção (ICM) aconteceu hoje, 13, no hotel Atlântico Copacabana. Nesta quarta o tema foi Trabalho dos Sindicatos filiados à ICM, como parte dos debates da Conferência da ICM na Rio +20 sobre indústrias sustentáveis.
De acordo com a ICM, o desenvolvimento sustentável é um conceito amplo que deve ser adaptado e utilizado para as reais e urgentes necessidades do povo trabalhador e que as exigências do trabalho decente os direitos sindicais são deixados para trás em rascunhos e discussões preliminares.
O Painel Debate sobre a Rio +20: Ações e agendas sindicais globais, serviu para reafirmar o conteúdo do novo paradigma de desenvolvimento defendido pelos sindicatos.
O representante regional para América Latina e Caribe da ICM, Nilton Freitas, destacou que é preciso sentar na mesa, elaborar, apresentar e defender propostas em nível nacional e internacional. “Acredito que essa é a força: articular ações globais com as locais. O objetivo do Painel é fortalecer essas estratégias com ferramentas para melhorar essas ações.”, finalizou.
Nair Goulart, presidente da Força Sindical Bahia, também participou do Painel e palestrou representando a Confederação Sindical Internacional. “Esse painel acrescenta na medida que ele trouxe à tona questões importantes como a do manejo responsável, das floresta sustentável e negociação coletiva, dentre outros assuntos. Portanto eu acho que é um diálogo fundamental nesse processo de desenvolvimento sustentável.”, disse Nair.
Também compuseram a mesa Fabiana Zerbini, representando o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil) e Rodolfo Tourinho, Ex-ministro de Minas e Energia e presidente do Sindicato Nacional das Indústrias da Construção Pesada (Sinicon).
A luta é para promover o trabalho e a criação de empregos verdes, promover o trabalho decente através da construção de alianças.