A presidente da Força Sindical Bahia, Nair Goulart, participa hoje, 04, de uma audiência com o Governador do Estado, Jaques Wagner, sobre o Encerramento da Caravana Nordeste de Erradicação do Trabalho Infantil, no auditório da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, às 09h. Nair irá representar os trabalhadores e o Comitê Gestor Agenda Bahia do Trabalho Decente.
“Neste momento o mais importante é fortalecer a Cooperação Sul-Sul (clique aqui e entenda o que é essa Cooperação) na elaboração de políticas, propostas, troca de conhecimento e estratégias para o combate ao trabalho infantil.”, disse Nair.
A Cooperação Sul-Sul busca a integração e troca de experiências das organizações da sociedade civil dos países do chamado Sul Global. ONGs do Brasil, Colômbia, China, Índia e Tailândia fazem parte do movimento.
O mundo luta para alcançar a erradicação do trabalho infantil. O último Relatório anual da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre o tema, divulgado em junho de 2011, cita o Brasil como um “exemplo” a ser seguido por outros países no combate ao trabalho infantil. De acordo com dados do Ministério do Trabalho brasileiro, até o início de junho de 2011, foram afastadas do trabalho 3.716 crianças e adolescentes – em 2010, foram 5.620 resgates.
Aqui na Bahia essa audiência será o encerramento da Caravana do Nordeste e a abertura da Caravana África. Esta ação será representada através da entrega do cata-vento para a delegação angolana.
De acordo com Nair Goulart, esse projeto busca fortalecer os países africanos de língua portuguesa na luta pela erradicação do trabalho infantil.