Os trabalhadores da construção pesada aprovaram durante assembleias realizadas simultaneamente em diversas cidades do Estado, nesta quinta-feira (26), pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav), a proposta de reajuste salarial de 10%; Horas extras aos sábados a 80% e Cesta básica no valor de R$: 180,00 com extensão para os empregados acidentados por 90 dias. Os dias de greve não serão descontados e os planos de saúde serão negociados com os representantes de cada uma das empresas.
O resultado obtido com a mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) encerrou a greve da categoria em todo o Estado, sendo um dos melhores acordos firmados em campanhas salariais com a mesma data base no Brasil.
HISTÓRICO
A greve geral foi deflagrada no dia 12 de abril e contou com a adesão de 30 mil trabalhadores da construção pesada distribuídos em 301 obras com mais de 300 empresas, com valor de investimentos globais próximo dos 20 bilhões de reais. Entre as principais obras paralisadas com a greve em todo o Estado, estavam a Arena Fonte Nova, Via Expressa, Via Bahia, Pólo Naval, Parques Eólicos, Ferrovia Oeste-Leste, Metrô, projetos de distribuição de água, entre outras.
ACORDOS ESPECÍFICOS
Durante o processo de greve foram realizados acordos específicos que resultaram no retorno da obra da Arena Fonte Nova no dia 18 de abril, assim como a realização de acordos com as empresas responsáveis por obras como a Ferrovia Oeste-Leste, Via Expressa, Parque Eólico de Sento Sé, a Termoelétrica de Candeias, dentre outras, o que resultou no retorno das atividades nessas obras no dia 23 de abril. Os acordos específicos fortaleceram a luta dos trabalhadores ao demonstrar ao patronato a possibilidade do fechamento de acordo dentro das reivindicações solicitadas pela categoria, possibilitando o avanço das negociações e o encerramento da greve dos trabalhadores em todo o Estado.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sintepav